No Mês da Mulher, a Ecovias do Araguaia promove uma série de ações com foco no combate ao assédio e à agressão. Nesta quinta-feira (07), a Ecovias do Araguaia promove um “DIA D” no Ponto de Parada e Descanso de Caminhoneiros (PPD), em Uruaçu (GO).
O evento vai conscientizar os usuários sobre o combate ao assédio, além de oferecer orientações e dicas de saúde a caminhoneiras e caminhoneiros que passarem pelo local. A ação acontece a partir de 18h.
Também participarão da iniciativa a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
A iniciativa faz parte da campanha “Assédio, pare”, lançada este ano e cujo o objetivo é coibir e combater casos de assédio sexual, moral, injúria e agressão contra operadores de praças de pedágio e na empresa como um todo.
No dia 8, ocorre em todas as praças de pedágio do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, ao longo de todo o dia, com a entrega de materiais de sensibilização.
Com o mote “trafegue pela via do respeito!”, as peças da campanha fazem um paralelo com acidentes de trânsito e mostram personagens através de um vidro quebrado, o que sugere o quanto casos de assédio podem destruir a vida de uma pessoa.
O material foca na conscientização e vem sendo aplicado nas 11 concessionárias do grupo, em locais como bases de atendimento ao usuário, cabines de pedágio, cancelas e faixas nas rodovias – em todos há a indicação do “Disque 100” como canal oficial para denúncias.
A campanha também inclui uma cartilha com orientações, podcast, websérie, posts em redes sociais e mídia externa, além de diversas ações offline.
Protocolo de resposta para agressões:
Além de impactar os usuários de rodovias, a empresa também busca desenvolver uma forma de proteção estruturada e treinada em casos de assédio para seus colaboradores.
Este ano, a ação ganhou reforço de uma consultoria especializada na análise desse tipo de agressão.
A empresa está desenvolvendo um protocolo de respostas e capacitando colaboradores e líderes para saberem como agir diante de situações de assédios realizados por usuários.
Em adição, a EcoRodovias reafirma sua política de combate ao assédio e disponibiliza o Canal de Ética para que sejam feitos relatos sobre o assunto, de forma anônima ou identificada.