Excepcionalmente neste feriado de quarta-feira (1º), dia do Trabalho, o Cartório Eleitoral de Porangatu, no norte de Goiás, vai abrir para atender o eleitor com pendência na justiça eleitoral.
A unidade localizada na avenida Goiás, no centro, estará aberta das 12h até às 18h. Senhas serão distribuídas por ordem de chegada e haverá limite para o atendimento, conforme explicou o chefe do cartório, David Correa.
Ele lembrou que termina na próxima semana, dia 8 de maio, o prazo para regularizar a situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar dados cadastrais na Justiça Eleitoral. Após isso, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação do pleito e o eleitor que esteja com o título suspenso ou cancelado não terá nova oportunidade para resolver a situação.
Na prática, o eleitor terá apenas seis dias para buscar atendimento e regularizar a pendência para votar nessas eleições. Após o feriado, o atendimento acontecerá normalmente, sempre das 8h às 18h, na quinta-feira (02), na sexta-feira (03), na segunda-feira (06), na terça-feira (07) e na quarta-feira (08).
Por que o título de eleitor pode ser cancelado?
Mais de 6 mil pessoas na zona eleitoral composta pelas cidade de Porangatu e Novo Planalto estavam com o título cancelado até o mês de março deste ano. O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos; entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que a justiça eleitoral não envia nenhum comunicado informando o cancelamento.