A população que mora na região sudoeste de Porangatu (GO) sofre com a falta de água. Lavanderia com roupas sujas acumuladas e pia coberta de louça sem lavar é uma situação comum em diversos setores.
Com a falta de água, está difícil até mesmo pra tomar banho no calorão da cidade do norte goiano. Os moradores relataram que quando a água chega nas torneiras, vem com baixa pressão e logo acaba (veja abaixo).
“É difícil você conviver numa residência onde existe criança pequena e sem água, e eles falam que a situação vai só piorar, mas até então eles não mostram solução”, desabafa a moradora Angélica Oliveira.
“16 anos que eu moro nesse setor (morada nova), então nessa peleja com o pessoal da saneago sempre e nada deles darem a resposta pra gente”, relatou a moradora Elenice Pereira.
A Saneago garantiu que as residências e pontos comerciais de Porangatu devem receber água normalmente, após aproximadamente 10 dias de instabilidade no fornecimento.
O problema não é de hoje e se repete de tempos em tempos. Questionada pela a Rede Serra Azul se há uma solução definitiva para o problema, a saneago informou que uma grande adutora está sendo construída nas proximidades do Colégio Estadual Dom Pedro II para facilitar a distribuição de água para a parte afetada da cidade.
A Saneago informou ainda que, nesta manhã de quinta-feira (09), o abastecimento está normalizado nos bairros Amazonas, Araguaia, Tocantins e Jardim Europa. Já nos bairros Morar Melhor, Morada Nova e Pilão de Pedra o abastecimento está em fase de normalização gradual, com previsão de recuperação total à noite.
Por que faltou água:
A companhia explicou que, nesta segunda-feira (dia 6) e quarta-feira (dia 8), ocorreram dois rompimentos de adutoras. Para que o impacto fosse menor no abastecimento, equipes executam manobras de registros e uma série de outras ações operacionais para reforçar o abastecimento na cidade.
A empresa também pede para que a população colabore e siga com o uso moderado da água para a recuperação total do sistema de forma mais rápida.