Enquanto em Porangatu, no extremo norte de Goiás e outras cidades se preparam para o carnaval, outras cidades goianas optaram por suspender o Carnaval 2024, devido ao aumento de casos registrados de Covid-19. Até o momento, as cidades de Guapó, Itapuranga, Pontalina e Bom Jesus de Goiás tiveram a folia cancelada.
Itapuranga, na região central de Goiás, foi o primeiro município a anunciar o cancelamento da folia de rua após orientações da Secretaria Municipal de Saúde, em razão dos casos de Covid.
Em Pontalina, na região sul do estado, a Secretaria Municipal de Saúde, recomendou o cancelamento da extensa programação de carnaval, devido ao alto índice de positivados para Covid-19 nos últimos meses. Em uma nota técnica emitida, a pasta orienta ainda, que a população faça o uso de máscaras e álcool em gel, evitem aglomerações e respeitem o distanciamento.
Em Guapó, região metropolitana de Goiânia, o evento estava programado para acontecer entre os dias 09 e 13 de fevereiro, mas foi cancelado pela Prefeitura, após o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, apresentar ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (COE), uma nota técnica apontando os aumentos de casos positivos para o vírus.
No documento, é mencionado que em dezembro de 2023 foram registrados apenas 3 casos no município. Mas em janeiro de 2024, esse número saltou para 54 casos.
Já em Bom Jesus de Goiás, a prefeitura publicou um decreto que obriga o uso de máscara facial em prédios públicos. O documento publicado na última quarta-feira (31), também em razão da Covid-19, determina também o uso obrigatório de álcool gel 70% e distanciamento social nas dependências dos prédios de todos os órgãos da administração pública da cidade.
Porangatu
Em Porangatu, no norte de Goiás, a folia chegou a ser suspensa, por determinação judicial, após o Ministério Público apontar irregularidades nos contratos com os artistas. Mas a liminar que suspendia a realização do evento foi derrubada pelo desembargador Carlos Alberto França, que destacou, que o cancelamento da festa popular acarreta prejuízos econômicos e culturais ao município.
O evento está agendado para os dias 09,10,11 e 12 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Saúde informou que este ano já foram registrados 43 casos de Covid no município. Nenhum alerta de orientação foi emitido até o momento.
Em Goiás
Segundo dados do painel de monitoramento da covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Goiás registrou cerca de 5 mil casos da doença neste mês de janeiro. Quase 4,45 vezes mais em comparação a dezembro de 2023.
Apesar do aumento significativo, os números ainda são inferiores aos registrados em outros anos. Em janeiro de 2023, foram registrados surpreendentes 28.351 casos. Já em 2022, houve o maior pico da doença, chegando a mais de 80 mil casos só em janeiro