Ao show da Manu Bahtidão, depois de mais de uma década de espera, os Tocantinenses comemoraram a inauguração da nova travessia sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, nesta sexta-feira (14).
O fim das obras vai liberou totalmente o trânsito no trecho da rodovia TO-050, que estava parcialmente interditado desde a primeira semana de junho.
Além de políticos e autoridades locais, a população também participou da inauguração da ponte. Um palco foi montado ao lado da ponte e também recebeu a Banda Forró Sacode.
O empreendimento também marca o retorno do tráfego de veículos pesados na rodovia. Desde 2019 veículos acima dos 2,2 metros ou com mais de 3,5 toneladas eram impedidos de atravessar a ponte, sendo obrigados a utilizar balsas.
Segundo o governo estadual, a estrutura conta com 90 vigas instaladas ao longo de 1.088 metros, além das 'cabeças' da ponte, que totaliza 1.488 metros de extensão. O investimento na obra foi de R$ 149 milhões, recurso do Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília.
Na ocasião, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que a gestão tem interesse em duplicar a ponte do lago de Palmas, com financiamento do banco.
“Viemos aqui para dar as boas-vindas a uma instituição séria, que tem trabalhado no Brasil inteiro e demonstrado políticas importantes, como as políticas de preocupação social; e isso nos alegra bastante”, ressaltou o governador, durante o evento.
Relembre
A ponte utilizada anteriormente, construída nos anos 1970 para o trecho da TO-255, foi condenada em 2013 por problemas estruturais que ofereciam riscos aos motoristas e pedestres.
Em 2015, houve a contratação de empresa para a construção de uma nova ponte. Inclusive, a contratação foi alvo de investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO). A princípio, o contrato o previa custo de R$ 101,3 milhões.
As obras só começaram em setembro de 2019. Em janeiro de 2023 o governo prorrogou o prazo de entrega para 2024.
Acompanhado do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Marcio Pinheiro, e de outras autoridades, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou de uma inspeção feita na estrutura em abril e anunciou a data de inauguração.
No dia 6 de junho, o trecho das obras foi parcialmente interditado para que fossem realizados os preparativos para o evento de inauguração.